Um RPG old-school sem preparação, sem mestre e sem noção.
Todos conhecemos o estilo de jogo daquele famoso e antigo RPG: entrar em masmorras, matar monstros, saquear tesouro e ficar mais poderoso. Para tanto acabamos decorando todas as raças, classes, monstros, magias e outros elementos que compõem as regras. E quando não lembramos, basta consultar no livro. Mas… e se ninguém tivesse mais os livros? Ora… é só inventar tudo na hora!
É para isto que surgiu aJdMcD&t: um jogo OSR um tanto exótico pois para jogar, é necessário criar tudo do zero! Os participantes inventam raças, classes, habilidades especiais, monstros… até criam um atributo! Ah, e o grupo nem precisa de um Mestre, em realidade.
Possivelmente jogadores veteranos poderão experimentar a customização criativa promovida neste jogo, enquanto aqueles em busca de um jogo mais rápido (ou solo!) poderão aproveitar a proposta mais streamlined da exploração de masmorras.
Aqueles interessados em criar conteúdo para outros jogos de RPG podem ser inspirados pelas regras de criação contidas aqui para lançar suas próprias invenções. Talvez também aqueles que gostariam de assumir o papel de Mestre em um jogo mais tradicional possam exercitar a função ao ser o Líder neste jogo, ao passo que também experimentam as mecânicas player-centric que tratam o grupo como responsável por determinar a mortalidade do jogo e outros detalhes.
Ah, e se você só quiser jogar um RPG, tá valendo, claro!
O SISTEMA
AjdMcD&t tem três atributos fixos (ATAque, DEFesa, FÍSico) e um totalmente criado pelos jogadores! Este último define como funciona a “magia” no mundo de jogo: é BRUxaria? TECnomágica? RADiação?
Todas as rolagens do jogo são feitas com 1d20, num esquema roll-under: resultado igual ou abaixo do atributo significa sucesso! Bônus e penalidades podem modificar as rolagens.
Habilidades Sobrenaturais são criadas pelos jogadores usando um sistema de pontos, que são gastos conforme os poderes são ativados. Itens comuns têm pontos de uso, que melhoram rolagens: por exemplo, usar pontos de armas causa mais dano.
Como não há mestre, apenas um Líder, os jogadores têm liberdade de definir o PERigo dos monstros que enfrentam nas masmorras, balanceando o desafio conforme preferirem. É possível também inventar habilidades para os monstros na hora, colocando-se em perigo em troca de moedas de ouro!
Os combates são mortais, com um Teste de Vida sendo feito a cada acerto sofrido. Uma falha nesse teste significa que o personagem está ferido. O jogador pode escolher que o personagem continue ou fique incapacitado até se recuperar. Caso escolha continuar, o personagem morrerá se for ferido novamente!
Itens Mágicos são apostas! Sempre que receber moedas, o jogador pode escolher apostá-las em uma rolagem de d20 dependendo do PERigo enfrentado. Se ele tiver sucesso, poderá criar o item que encontrou!
O LIVRO
O livro possui 34 páginas em formato A6 (14,8×10,5 cm), em P&B e totalmente ilustrado por FELIPE FARIAS
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